[ login e-mail NCA ]

NCA Comunicação

 

Uma viagem pelo mundo do design de interiores
Qua, 14 de Junho de 2017 16:28
Assim foi a visita guiada à Casa Cor Paraná, organizada pela ABD-PR
 
A visita guiada à Casa Cor Paraná, promovida pela ABD-PR (Associação Brasileira de Design de Interiores - Regional Paraná), na última quinta-feira, circulou pelos ambientes da mostra projetada no antigo e histórico prédio da administração do Jockey Club Paraná, em Curitiba. Os associados e estudantes, que participaram do encontro, coordenado por Karin Brenner, vice-diretora da entidade, foram surpreendidos por cenários com design sofisticado, funcional, intimista, tecnológico e sustentável, e de uma estética inspiradora. Os espaços apostaram em aplicações tradicionais mescladas com moderna, em materiais como: madeira, cobre e corda e outros que são novidades e tendências no mercado, e realçaram o frescor da natureza com plantas, destacando as samambaias. 

Tradicionalmente, a ABD-PR privilegia nas visitas guiadas os ambientes projetados pelos associados. Na 24ª edição da mostra, o destaque ficou para os projetos criados por Margit Soares (Garagem Renault), Daniel Casagrande (Hall de Entrada Arauco), Filipe Dal Posso (Bar), Katleen Luizaga (Espaço Zen), Jennyfer Gotardo (Lavabo Funcional), Priscila Gabrielly (Sala de Troféus), Jane Rocha (Hall de Circulação e Toilette Social) e Melissa Dallegrave Afonso (Quarto de Menina). 

Contemporâneo e lúdico  

Daniel Casagrande apresentou o Hall de Entrada para o grupo de visitantes. Ele disse que a ambientação possui elementos inspirados no design francês com leitura contemporânea e lúdica. “Sofisticação, sustentabilidade e tecnologia são as principais características do ambiente”, coloca o designer de interiores, que assinou o projeto com o arquiteto Luiz Maganhoto. Os mobiliários exclusivos compõem o ambiente ao lado de painéis, teto e sistema de iluminação, criados com materiais provenientes de um programa de reflorestamentos e reutilização de matéria-prima. De acordo com Daniel, o espaço tem como proposta ser um ponto de encontro dos visitantes na mostra e, por isso, mesas, cadeiras e pufes em seu interior. 

Acessibilidade e tecnologia  

O Hall de Circulação e Toilette Social da designer de interiores Jane Rocha e da arquiteta Suzane Simon, instiga os visitantes a se preocupar com a acessibilidade para idosos e portadores de necessidades especiais. Jane observou que os tons metalizados trazem o luxo para o ambiente, montado de forma limpa, com a utilização de MDF reciclável. “É um espaço com tema social, abordado de forma lúdica e interativa, com muita tecnologia e inovação”, reforçou a associada da ABD-PR. Ela destacou ainda outros diferenciais do ambiente: a ilusão de ótica por meio de espelhos, caminho ao ambiente com uma projeção de imagens automatizadas e no corredor um painel com cor exclusiva e iluminação. “Tudo isso está associado às tendências decorativas”, ensinou a designer de interiores. Também ressaltou as forças da natureza: água, vento, fogo e terra. 

Versatilidade e inovação

A Sala de Troféus da designer de interiores Priscila Gabrielly e das arquitetas Flavia Meyer e Fernanda Menosso Ratani mostra as conquistas do Jockey Club do Paraná. “Os troféus preenchem as estantes em aço com nichos em vidro, na marcenaria personalizada e realçada pela iluminação em LED”, descreve Priscilla. As tramas naturais, como xales na janela e a base em junco da mesa, dão um toque acolhedor, avaliou. O ambiente usa materiais rústicos e sóbrios, no estilo moderno. Tons escurecidos tornam o espaço versátil, podendo ser facilmente transformado em uma biblioteca, sala de espera ou até mesmo um lugar de descanso no lar. Priscilla conta que o mobiliário se destaca pela fibra natural tingida de preto, dando um ar inovador para as peças. 

Sensorial e intimista  

Filipe Dal Posso está na Casa Cor Paraná com o espaço Bar , que tem como inspiração três elementos da natureza (água, terra e fogo). O resultado é um ambiente sensorial . “A principal imagem de referência para a criação do briefing do projeto, foi a caverna, buscando criar um ambiente sensorial a intimista”, explicou o designer de interiores. Ele assina o ambiente ao lado da designer Priscila Mileke e da arquiteta Laryssa Rocha. De acordo com o associado, a ambientação traz esculturas do artista Luis de Souza, arcos em pedra fazem uma releitura em relação à caverna, a adega de garrafas e a proposta cromática como um todo, a utilização de tons terrosos, madeira natural e da lareira esculpida em um tronco de arvore, trazem aquecimento e aconchego ao projeto. 

Prático e requintado  

O Lavabo Funcional proposta de Jennyfer Gotardo e Janaína Marques prioriza a sofisticação, com a introdução de elementos mais clássicos, como o porcelanato imitando mármore e a complementação de metais dourados. A ideia era priorizar algo prático e requintado ao mesmo tempo. Segundo ela, é possível executar a mesma referência de bancada em uma residência. O jardim vertical artificial é uma ótima alternativa para dar um toque de verde e vida em casa, sem precisar se preocupar com a manutenção. Entre as tendências e destaques do projeto está o painel vazado em acrílico e recortado a laser utilizado no teto, como elemento decorativo iluminado, comentou a designer de interiores.

 Simplicidade e elegância  

Assinado pela designer de interiores Melissa Dallegrave Afonso, o Quarto de Menina rompe as fronteiras nacionais para se inspirar no estilo escandinavo. O trabalho também faz uma homenagem à cantora mirim Rafa Gomes, participante do programa The Voice Kids 1ª edição. A mobília de cores neutras tem como diferencial a janela inclinada, que retrata visual semelhante ao dos países nórdicos (executada em marcenaria pela designer). Foram priorizados materiais que valorizam a simplicidade, porém sem perder a elegância. Peças funcionais e artesanais preenchem o ambiente e, somadas ao investimento em claridade natural, contribuem para um resultado sustentável. O uso de móveis soltos garante versatilidade e permite outras reformulações do cenário. “Se desfaçam de tudo que não seja necessário, mantenham apenas o que for belo e funcional”, sugeriu Melissa. 

Aconchego e bem-estar

O Espaço Zen de Katleen Luizaga foi inspirado na Tailândia e valoriza o rústico sofisticado, com bases neutras, materiais naturais, volumetria e tramas para trazer aconchego e bem-estar. A madeira e o linho dão o tom de aconchego para o espaço, dividido em sala de descanso e local de spa. Complementando o ambiente, móvel multifuncional, que pode ser usado como mesa de apoio ou lateral, puff, ou apenas como objeto de decoração. Para o projeto luminotécnico optou por uma iluminação embutida intimista, com pendente em madeira natural com faces geométricas facetadas. Os nichos retroiluminados proporcionam o bem-estar no espaço. 

Paixão por carros  

Com estilo contemporâneo, a Garagem de Estar Renault , com assinatura da designer Margit Soares, busca valorizar o acolhimento do usuário. É um espaço integrado e íntimo, criado para pessoas apaixonadas por carros. A madeira predomina do piso às paredes, em variações claras e escuras, e a cartela de cores destaca tons de cinza. Poltronas e almofadas recebem um toque de cor vinho e se somam a uma lareira com acabamento em mármore e iluminação cênica e indireta para compor a atmosfera confortável. Uma das grandes apostas para o projeto é também uma notável tendência: o uso de plantas. A proposta do espaço é apresentar o Captur 2017, lançamento da marca.
 
 
 
© Copyright 2010 - Novo Conceito Assessoria em Comunicação - Todos os Direitos Reservados | Rua Vinte e Quatro de Maio, 1087 - Curitiba/Paraná | Fone/Fax: (41) 3333-8017 - Plantão: (41) 9957-1547